APROVEITE! O ícone do carrinho indica que algumas obras estão disponíveis para compra dentro da LOJA VIRTUALl!
Clique aqui para adquirir uma ARTE ORIGINAL ou reprodução FINE ART.
NOTA SOBRE OS NUS:
O VERDADEIRO, O BOM E O BELO.
A verdade, a bondade e a beleza são valores absolutos.
Os desenhos aqui apresentados tem como objetivo principal, comunicar a beleza e também demonstrar e domínio da técnica do desenho de observação. Segundo as academias de arte tradicionais, o estudo das proporções, os contrastes entre luz e sombra, a expressão facial e a captação do natural são todos indicadores de um bom desenho acadêmico.
Todos os desenhos foram feitos “alla prima”, isto é, foram feitos ao vivo diante dos modelos e não em atelier ou studio. Os modelos tratam-se de profissionais do meio artístico. A imagem que vemos, através do desenho ou da pintura, são representações e não a exposição da pessoa real, o que difere da fotografia, por exemplo. Eles foram produzidos em academias de arte no Brasil e no exterior. Alguns deles foram premiados em Salões de Belas Artes.
A sensualidade, enquanto expressão da beleza, quando redimida e tratada com reverência, nobreza e respeito, engrandece o Criador e valoriza a Sua Criação. Um bom exemplo disso são os nus de Rubens, Goya, Monet, Renoir, Michelangelo e tantos outros ao longo da história da arte. Esses artistas não pretendiam expor ao ridículo os seus modelos, tampouco banalizar o sexo. O sentimento comum ao contemplar tais obras é sempre o da admiração e contemplação da beleza e nunca a depreciação do outro. Podemos tomar como exemplo, os nus pintados por Michelangelo dentro da Capela Sistina, Itália.
A nudez aqui apresentada desnuda também a nudez de nossa condição humana. Infelizmente, a sensualidade é vista com maus olhos por muitas expressões da “religião”, sendo geralmente demonizada. Por outro lado, a nudez e a sensualidade são igualmente banalizadas pela cultura do sexo, quando supervalorizada. Essas obras não tem como proposta o apelo sexual vulgar e pornográfico. A cultura de degradação do sexo, profanação do corpo e “coisificação” do outro, incluindo expressões chamadas “artísticas”, denigrem a dignidade do homem.
Como o tema pede esse cuidado, as imagens dessa galeria (thumbnails) para cada galeria, estão levemente embaçadas, a fim de trazer essa reflexão.
Jesus disse: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mt 6:22,23)
Que os nossos olhos sejam bons!